PASSAGEM GRATUITA DE ÔNIBUS INTERMUNICIPAL

LINKS PATROCINADOS

Você sabia que você pode ter direito a passagem gratuita sem saber? Todos os idosos com mais de 60 anos ou mais e que tenham renda de até dois salários mínimos podem viagens para outros estados do Brasil gratuitamente, sem pagar nada, de graça.

Outra situação é quando o idoso só precisa pagar metade de passagem. O idoso pode viajar de graça graças ao Estatuto do Idoso. Para ter direito a passagem de ônibus gratuita basta apresentar documento de identidade com foto, e a renda, mediante a apresentação de algum desses documentos:

  • contracheque de pagamento,
  • carnê de contribuição para o INSS,
  • extrato de pagamento de benefício
  • Carteira de Trabalho com anotações atualizadas.

Cada ônibus deve ter no mínimo 2 vagas para serem oferecidas gratuitamente para os idosos.  Assim apenas dois idosos por ônibus podem solicitar o Bilhete de Viagem do Idoso com desconto de 100%. Se 3 ou mais idosos aparecerem estes terão desconto de 50% na passagem.

O idoso deverá comprar a passagem com seis horas de antecedência, para viagens com distância de até 500 km, ou com doze horas de antecedência, para viagens acima de 500 km.

Compartilhe com seus amigos:

LINKS PATROCINADOS

Pesquisa personalizada

52 comentários

  1. Maria José Lima Gama disse:

    minha mãe tem 60 anos não tem nenhuma renda mora comigo ela tem direito a passagem gratuita?como devo fazer?

  2. Alcides Peçanha disse:

    A minha TIA tem 72 anos não tem renda nenhuma e nunca trabalhou ela não mora comigo , ela tem direito a passagem gratuita? e como devo fazer? grato.

  3. Simone de souza disse:

    Boa noite.
    eu sou ostomizada à quase dois anos e gostaria de saber se eu tenho
    o direito a passagem gratuita.
    e como devo fazer no caso se eu tiver direito.
    obrigada desde ja pela informaçao.

  4. maria disse:

    tenho 69 anos sou viuva e minha renda é um salario minimo, gostaria de saber como proceder paraconsaguir o direito de passagens gratuita?

  5. angela disse:

    Minha mãe tem 71 anos e viajará no dia 28 de maio. Entrei em contato com a empresa MANOEL RODRIGUES que faz a linha São Paulo/Santa Cruz do Rio Pardo e pedi uma vaga para ela. Porém o rapaz da viação disse que
    a lei diz que é só para Linha Interestadual e que ela não tem direito,
    perguntei se poderia dar um desconto e ele tornou a responder que a lei é só para Interestadual e ela não tem direito. Por favor me oriente se há alguma lei ou qual a forma para que eu consiga pelo menos um desconto. obrigado.

  6. Maria disse:

    Tenho 63 anos gostaria de saber como conseguir passagen intermunicipal gratis, pois tenho que me deslocar de uma cidade para outra 50Km. e sou aposentada 1 salario minimo.

  7. Elza disse:

    Tenho 61 anos, sou aposentada, meu rendimento é menos de 2 salários.Outro dia fui no guichê da emresa garcia para comprar uma passagem e pedir outra para idoso.O atendente disse que não tinha mais para idoso.Então, compreis as duas com valor integral.Quando cheguei em casa fui conferir.As únicas duas passagens vendidas eram exatamente as que comprei.Como saber se realamente não tem mais passagem para idoso?que atitude tomar?Quase dois anos de aposentada e até agora não consegui uma passagem se quer.

    Grata

    Elza

  8. leia disse:

    MEUS PAIS QUEREM VIAJAR PARA O MARANHAO E JA SÃO APOSENTADOS ONDE EU DEVO IR PARA CONSEGUIR AS PASSAGEM GRATUITAS? MEU PAI TEM 68 E A MINHA MÃE TEM 66 ANOS.

  9. creuza vidal disse:

    Gostaria de saber se tenho direitos em viajar pra qualquer cidade
    de graça?? pois tenho 64,anos. eu não tenho como comprovar rendas . preciso de mais esclarecimentos sobre isso.. muito grata..

  10. morais disse:

    Tenho 63 anos , não tenho renda o que devo fazer para ter passagem intermunicipal gratuita e que documento devo ter , através de um 0800 de uma empresa com destino com menos de 500 km informou que só precisava de um documento fornecido pela prefeitura , já tenho o Passaporte de Isenção fornecido pela prefeitura de Porto Alegre , este seria o documento com validade? o destino seria Porto Alegre a Bagé .

  11. Eni Maria Oliveira Silva disse:

    Meus pais tem 87 e 79 anos respectivamente são aposentados com um salário minimo cada um e gostariam de viajar de Uberaba para São Simão Goiás, porém, tiveram a informação na Viação Platina de que eles não fornecem a passagem, mas entendemos que há uma lei que exige que as empresas disponibilizem pelo menos duas passagens obedecendo alguns critérios a serem observados.

    Gostaria de saber se eles tem esse direito e se as empresas devem obedecer ao que determina a lei e gostaria de saber também se há lei e qual o numero dela.

    Grata

    Eni

  12. andreisa melo disse:

    BOM DIA!!!!!

    TENHO 60 ANOS E MEU IRMÃO 65ANOS, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA SOLICITAR AS PASSAGENS DE GRAÇA PARA VIAGEM AO NORDESTE E GOSTARIA DE SABER TBM SE O IDOSO TEM DIREITO A UM ACOMPANHANTE???

    GRATA: ANDREISA

  13. Laura disse:

    Olá, minha mãe tem 65 anos. Ela trabalhou como domestica ha 30 anos atrás, nao sei muito bem como funcionavam as coisas naquela ápoca, mas o que ocorreu é que ela teve a carteira assinada pelo seu patrão e quando deixou a residência deles para casar-se não deu baixa na carteira. Isso causaria algum problema para ela aduquirir a passagem gratuita? Ela nunca mais trabalhou de carteira assinada pois dedicou-se a cuidar do lar. Ela é casada e meu pai é quem prover o sustento do lar. Gostaria de um esclarecimento do que o como ela deve fazer.

  14. Odete disse:

    Meu pai tem 86anos e é aposentado a pensao salario minino e encontra-se agora muito doente precisando de uma assistencia maior de medicos na capital,entao estar sendo muito dificil minha irma ficar acompanhando ele as vindas ao medico na capital apenas so com um salario,pois minha irma vivi com ele mas nao trabalhao salario dele é para tudo.Minha pergunta é , ela pode procurar a prefeitura p conceder este direito a ele ou ela precisa ir na AGERBA?Eles estao no interior da Bahia DARIO MEIRA.Sendo que precisam vir duas vezes no mes fazer revisao no meu pai.

  15. claudia disse:

    Boa tarde

    Gostaria de saber minha sogra tem 62anos,nao tem beneficio algum,so meu sogro e aposentado,ela tem direito de viajar de graca ,como podemos prodecer para conseguir.

    desde ja agradeco

  16. Debora disse:

    boa tarde, minha mae tem 62 anos, mas nao tem renda, ela mora com meu irmao…nunca trabalhou registrada, como faco para que ela possa usufruir deste beneficio…obrigada

  17. Nivalda disse:

    Minha mãe tem 78 anos e gostaria de ir p Araçatuba SP, a empresa dessa linha é a Reunidas, como faço par me informar a respeito desse desconto ou gratuidade?????

  18. Samantha Freitas disse:

    Pessoal,

    Só para esclarecer, minha sogra sempre faz o trajeto Rio x Ouro Preto para vir visitar meu filho, neto dela. E consegue a passagem de graça. Para isso, basta falar na Resolução 1692/2006, ter mais de 60 anos, comprovar renda de até dois salários mínimos. Mas, é necessário comparecer ao guichê com 6h de antecedência para distâncias de até 500km, e 12h de antecedência para distâncias maiores que 500km.

  19. aparecida disse:

    Minha sogra tem 70 anos e tem aposentadoria de 1 salario minimo, o seu irmao esta em Junqueiropolis doente e ela precisa ir até ele, como devo fazer para ela não pagar esta passagem?

  20. Regina disse:

    Minha mãe tem 70 anos e renda inferior a 2 salários minimos, só que ela não pode viajar sozinha, ela tem direito a uma acompanhante com estes mesmos benefícios?

  21. marcelo disse:

    keria saber c meu pai tem direito a ndar de onibus,semi-urbano sem pagar a distancia e uma cidade da outra +ou- 12km .

  22. joão disse:

    Sou aposentado gannho 2,5 salario minha esposa não é aposentada ela só trabalho 2 anos e nunca pagou o inss gostaria de saber se eu posso ter a minha esposa como acompanhante pois essa minha renda não posso levar ela junto comigo sempre eu tenho que viajar sozinho para casa do meu fiho fora de São Paulo e assim mesmo eu pago a minha passage

  23. daniel disse:

    so pra esclarecer,na hora da compra vcs devem procurar a empresa escolhida para a viagem e solicitar no guiche dizendo que e para idososa e mostrar os documentos necessarios,se caso a empresa nao quiser,ou nao fornecer,procura o orgao para reclamaçao,naos grandes rodoviarias tem,ANTT,e boa viagem

  24. Enéias disse:

    Sempre que meu pai viaja, ele vai até o INSS e retira uma autorização para viagem.
    Como faço para retirar esta autorização online.

    Grato.

  25. Sonia Alves da silva disse:

    Como faço pra conseguir uma passagem gratis para minha mãe ir para o nordeste? Ela tem 72 anos

  26. Dora disse:

    Gotaria de saber como fazer para minha mãe que é idosa viajar com acompanhate gratuitamnete, pois não sei em que orgão devo ir para me informar sobre o assunto.

    Desde já agradeço.

    Dora.

  27. MARIA disse:

    Como posso conseguir uma passagem gratis para minha mãe ir para o nordeste sendo que ela tem 60 anos e não possui renda nem uma, como posso fazer ou ligar pra saber…obrigado

  28. Cibele disse:

    Olá, minha mãe tem 63 anos, não possui renda e gostaríamos de viajar para Ribeirão Preto. As empresas de ônibus falam sobre um “desconto” para este caso, mas não sabem detalhar. Gostaria de saber se existe legislação para este caso, uma vez que se trata de uma viagem dentro do estado. Aguardo retorno. Obrigada.

  29. Lourdes disse:

    tenho 59 anos tenho varios problemas de saúde,se necessario for citarei o que tenho.
    Bom gostaria de saber se tenho direitos como por ex. passagens gratuita.

  30. kely disse:

    oi, pessoal. pelo q vi na internet, quem tem renda menos q dois salarios minimos e tem mais de 60 anos pode pedir sim, passagem gratis para interestaduais. quem tem renda apresentar documento q comprove esta renda e documento com foto q comprove a idade, quem nao tem renda, devera ir ate ao inss solicitar um comprovante de q nao possui renda + o documento com foto. para cada onibus sao duas vagas gratis e se o funcionario inf q as vagas ja estao preenchidas, vc pode solicitar q mostrem q realmente foi preenchida e se for verdade, vc podera viajar com 50% de desconto. masssss….. tem q pedir a passagem com antecedencia, de ate 6hs para distancias ate 500 km e ate 12hs para distancias maior q 500 km. espero ter ajudado.
    ate ….

  31. maria salete disse:

    ola minha mãe tem 90 anos e até agora tem que pagar passagem.
    o que eu devo fazer pra ela comseguir ter os seus direitos
    ela mora em capitao leonidas marques e faz tratamento em curitiba.
    e sua pensão é de 510,00 apenas.
    por favor espero que possam me ajudar para ela comseguir passagem
    desde ja agradeço sua atençao.
    tenhas uma boa semana.
    aas.

  32. Eduvaldo disse:

    Sou Estomizado e quero saber se tenho direito a gratuidade de passagem para outro Estado?

  33. Julyana disse:

    Olá a minha avó tem 65 anos e ela ganha um salário mininimo. Agora ela precisa viajer para Curitiba para visitar um neto que está internado lá. Ela mora em Telêmaco Borba fica 300 km mais ou menos de Curitiba! Gostaria de saber se ela tem direito a passagem gratuita!!!??? Por ser no mesmo Estado!??? Desde já agradeço!

  34. fabricio disse:

    boa tarde meu pai tem 67 anos e gostaria de obter as seguintes informações basaica sobre gratuidade de passagens interestaduais;tem como renda um slário minimo:com certesa quais documentos necessários para que ele possa viajar com 100% gratuito.; e como ele deve proceder para pegar as passagens.? desde de ja agradeço,um abraço e um feliz natal.

  35. Antonio disse:

    Tenho mais de 65 anos, mais não tenho como comprovar renda. Como posso viajar de graça para Curitiba. Não sou aposentado e não tenho renda, vivo de bicos.

  36. Silvia disse:

    Bom dia!!!
    Por favor gostaria de saber se minha mãe que tem 63 anos e é dona de casa (não tem renda e não é aposentada) pode viajar de graça em viagens intermunicipais? Se sim gostaria de saber como.
    Obrigada
    Silvia

  37. admin disse:

    Mesmo não sendo aposentado você deve ir no INSS.

  38. lala disse:

    olá…
    Minha mãe tem 60 anos e não é aposentada,ela poder viajar gratuitamente?

  39. Eny disse:

    Tenho uma amiga com 64 anos nunca trabalhou com carteira assinada, e agora não possui renda nenhuma, como fazer para adquirir essa passagem gratis.Obrigada

  40. admin disse:

    Pode, para isto é necessário ir em um posto do INSS mesmo ela não sendo aposentada

  41. EVERALDO disse:

    miha mãe tem 60 anos comoela deve fazer para poder viajar gratuitamente nos onibus intermunicipais.
    pelo estatuto do idoso

  42. elma disse:

    oi, vou comerça a fazer faculdade , pra ir só tem onibus intermunicipal como faço para pagar meia passagen ?

  43. Mirian disse:

    Tenho 60 anos.Sem comprovante de renda, pois nunca paguei inss….Quero viajar ao rio de janeiro rj , moro em são jose´do rio preto sp……Como devo proceder? Mirian

  44. edvania helena disse:

    boa tarde minha mae tem 63 anos e nao e aposentada ainda foi no inss pegei um papel para ela viagar de graça e fui na asistente social e pegei outro papel este papel tem validade ou toda vez que ela for viajar tem que fazer isto ou e so ela apresentar este mesmo papel

  45. andreia disse:

    minha mãe tem setenta anos, o que ela deve fazer para adquirir apassagem interrestadual de graça? que documentos ela deve ter em mão?

  46. Marisou disse:

    Tem como conseguir passagem gratuita ou com desconto para viajem entre municípios com distancia de 450Km?

  47. Geovana disse:

    Ola, minha mãe tem 60 anos e não tem nenhuma renda. Meu pai é deficiente a mais de 12 anos mas só recebe apenas um auxilio doença. Ela nunca trabalhou. Ele é acamado e não anda, porém ela por cuidar dele tem que se locomover as vezes longe pra pegar os remédios que ele usa, marcar suas consultas e exames e etc. Só que muitas vezes ela não tem condições pois a falta de dinheiro a impossibilita de fazer uso dos transportes públicos. Gostaria de saber se o fato de ela ter 60 anos e também da situação em que se encontra financeiramente lhe dá direito ao transporte gratuito. Por favor é importante que eu obtenha um a resposta para que eu possa solucionar o problema dela. No aguardo. Geovana.

  48. valdea disse:

    boa tarde tenho 61 anos sou pensonista meu pai ganho menos que dois salarios minimos. tenho direito a passagem gratuita?

  49. Valdomiro Quini disse:

    tenho uma renda de mais de dois salários mínimo, não direito a passagem gratuita ou com desconto,minha idade é de 68 anos e sou aposentado

    grato
    valdomiro

  50. Rosalina disse:

    Boa tarde: tenho uma amiga que tem 49 anos e ela ficou viuva , o marido falecido não deixou renda nenhuma para ela . gostaria de saber: se ela tem direito a passagem gratuita municipal e intermunicipal e se ela tiver direito como ela faz para conseguir isso . desde já meu muito obrigada .

  51. vera disse:

    Gostaria de saber se tem alguma empresa que fornece passagem gratuita para cidade Botucatu- interior de São Paulo, para idoso.
    Minha mãe ja passou dos 70 anos e quer viajar para la, mas não consegui nenhuma informação de passagem gratis para essa cidade.

    Aguardo resposta

    obrigado

  52. juliana disse:

    gostaria de saber qual providencia eu devo tomar para fazer a carteirinha para a minha mãe q tem 73 anos é aposentada com um salario e quero fazer para ela viajar gratuitamente a onde devo ir o local para providenciar a carteira desde já agradeço juliana

Deixe seus comentários