MELHORES EDITORES DE VÍDEO GRÁTIS

LINKS PATROCINADOS

Existem diversos editores de vídeos gratuitos que podem ser de grande utilidade para quem não tem dinheiro para comprar o Adobe Premiere ou outros programas profissionais de edição de vídeo. No caso do Adobe Premiere até existe uma versão de teste que é gratuita para download mas existem algumas limitações que só são removidas na versão paga.

Dessa forma vamos conhecer os editores de vídeo grátis mais utilizados atualmente no mundo. Com eles é possível editar vídeos que você gravou na sua câmera digital ou filmadora, é possível editar vídeos que você baixou do youtube ou capturou utilizando a sua webcam ou placa de tv e captura de vídeo. Alguns dos programas que vamos apresentar permitem criar vídeos utilizando suas fotos preferidas adicionando músicas MP3.

Estes vídeos depois de prontos podem ser salvos no seu computador e transferidos para sites de compartilhamento de vídeos como o Youtube.

Para quem tem Windows Vista o primeiro gratuito e mais conhecido editor de vídeos é o Windows Movie Maker que acompanha o Vista gratuitamente. Dessa forma você não precisa instalar nada, basta procurar ele no seu computador clicando no menu iniciar do Windows e digitar a palavra MAKER no campo “iniciar pesquisa”. Se você não tem o Vista ou não encontrou o Windows Movia Maker você pode pegar a versão gratuita e livre deste programa que se chama Windows Live Movie Maker Beta. Ele vem junto com o pacote do MSN (Windows Live Messager). A vantagem deste editor de vídeo da Microsoft é sua facilidade de uso. Ele permite criar vídeos com músicas facilmente podendo incluir suas fotos, adicionar efeitos de transição, textos nos vídeos, etc. Você pode baixar ele clicando aqui. Veja um tutorial de como usar aqui.

Para quem possui computador com MAC OS uma boa sujestão é o iMovie que é gratuito e acompanha todos os novos computadores Mac. Ele é um editor de vídeo completo e oferece muitas opções de edição de áudio e vídeo, com possibilidade de adicionar fotos, música e narração para os seus filmes. Para mais informações sobre ele clique aqui. Veja esta vídeo aula.

Outro editor gratuito de vídeo para Windows que você precisa conhecer é o Jump Cut. Ele é bem simples e permite editar cortar vídeo, adicionar áudio, fotos, efeitos e títulos com a grande vantagem de não precisar ser instalado no seu computador. Isso mesmo o Jump Cut na verdade é um site que oferece um editor de vídeo online. Com ele você pode fazer edições de vídeo na sua escola, no seu trabalho ou em qualquer lugar onde você não possa instalar programas no computador.Você pode acessar o site aqui.

Agora vamos falar do Virtual Dub que é outro conhecido editor grátis de vídeo que é muito simples de usar. Ele não oferece recursos avançados necessários para usuários profissionais mas para quem é leigo e deseja editar vídeos de forma rápida ele é uma boa opção. O Virtual Dub é um freeware que só pode ser rodado em Windows. O site oficial deste projeto de software livre fica em www.virtualdub.org. Veja um tutorial aqui.

Se você utiliza o Linux uma boa sugestão é o Zwei-Stein que possui versões para Mac, Linux e PC. É um programa fácil de usar e totalmente gratuito para editar seus vídeos. Você encontra o arquivo para download no site do projeto aqui.

Outro editor gratuito de vídeo que você não pode deixar de conhecer é o Jahshaka. É um software com muitos recursos interessantes para editar seus vídeos caseiros com efeitos especiais e recursos de editores profissionais. Muitos efeitos podem ser adicionados em tempo real. O site oficial do projeto é www.jahshaka.org. Veja alguns efeitos criados no programa clicando aqui

Compartilhe com seus amigos:

LINKS PATROCINADOS

Pesquisa personalizada

10 comentários

  1. Eliza disse:

    Onde eu posso fazer o download dessa versõ gratuita de teste do Adobe Premiere?

  2. Luciano Alves disse:

    Sempre gostei do nero

  3. Verlangieri disse:

    Prezados srs: saudações.
    Eis minha primeira vez aqui neste site. Uso o WMM há um bom tempo. Tenho uma Dazzle Video Creator Platinum com o Studio 10, original. Como, acostumado a usar ‘sandalia de dedo’, não me adaptei ao Studio. O Movie Maker realmente é bem lento, mas dá para se adaptar. Quanto à criação de filmes, é extremamente lento. Minhas necessidades agora é importar um arquivo Vob (DVD), editá-lo e voltar a gravá-lo em Vob. É possível? Qual seria o freeware para isso? Ou teria que capturar em wmv (MMaker) e depois de criar o filme, usar um programa que o transforme em DVD?
    Meus agradecimentos antecipados a todos.
    Abraços cordiais,
    M.A.Verlangieri

  4. Jader Figueredo disse:

    Obrigado pelo post.

    Pessoalmente, não tinha muita noção crítica sobre editores de vídeo.

  5. manuela disse:

    como se cria vidios personalisados?

  6. Inacio disse:

    Eu ainda vou inciar esse aprendizado. Tenho uma camara q garava videos(saida)b 720. Nao sei nadica de nada sobre edicao. quero um programa free e simples. Tem algum para indicar?

  7. Elton disse:

    Bom eu uso o Adobe premiere pra mim é o melhor editor de video
    pratico rapido e reconhece qualquer arquivo de video só que para finalizar para o dvd vc tem que usa o Adobe Encore ae vc fas menus coloca trilha sonora etc

  8. suzana disse:

    gente mim ajudem, fiz um vídeo em uma camera digital sony e a imagem do video está ruim e o audío tambem eu queria dar um jeito nisso mim ajudem.

  9. Izzie disse:

    fiz um video e preciso editar, só que nãosei qualo melhor editor de videos…
    me ajudem!!

  10. Maria Carolina disse:

    Me ajudem por favor , quero um editor de videos que nao seja muito complicado …. alguma sugestao ?

Deixe seus comentários