BOLSA FORMAÇÃO PRONATEC

LINKS PATROCINADOS

O Bolsa Formação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego conhecido como PRONATEC (veja sobre a inscrição no Pronatec). O objetivo do programa é oferecer cursos gratuitos de educação profissional para que as pessoas consigam o primeiro emprego ou aprendam novas profissões para que consigam trabalhar em empregos melhores.

O programa beneficia o Estudantes do Ensino Médio da rede pública através do bolsa formação estudante. Neste artigo iremos falar especificamente do programa para atender os trabalhadores, pessoas desempregadas, pessoas que desejam mudar de profissão. Veja todos os cursos que são oferecidos clicando aqui

Veja quais são as formas possíveis para participar do programa:

Seguro Desemprego, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
o MTE será parceiro demandante na Bolsa-Formação Trabalhador e oferecerá vagas para os beneficiárias do Seguro Desemprego por intermédio dos postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Nesse caso, os beneficiários serão trabalhadores que estejam solicitando o Seguro Desemprego. Para aqueles que solicitam o benefício pela segunda vez ou mais, fazer a matrícula em um dos cursos do Bolsa-Formação Trabalhador poderá ser brigatório.

Inclusão Produtiva, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fomes (MDS):
poderão participar da Bolsa-Formação Trabalhador, todos aqueles beneficiários de programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada. Nesse contexto, os interessados deverão buscar mais informações nas Secretarias Estaduais do Trabalho.

Soldado Cidadão, Ministério da Defesa (MD):
praças e outros militares que estejam próximos de ser dipensados do serviço militar estão aptos a participar do Bolsa-Formação Trabalhador por intermédio dos comandos das Forças Armadas.

Bem Receber Copa, Ministério do Turismo (MTur): trabalhadores já empregados ou candidatos a emprego em empresas dos setores de hospitalidade e lazer podem usufruir do Bolsa-Formação Trabalhador por intermédio do programa Bem Receber Copa, do Ministério do Turismo. Mais informações

Jovem Trabalhador, Secretarias Estaduais de Educação:
estudantes matriculados nos 2º e 3º anos das redes públicas de Ensino Médio, preferencialmente aqueles em vulnerabilidade social, serão beneficiados pela modalidade Bolsa-Formação Trabalhador por meio de órgãos de gestão regional e das escolas estaduais. Para essa modalidade, os interessados devem procurar mais informações na Secretaria Estadual de Educação e/ou nas escolas estaduais.

Compartilhe com seus amigos:

LINKS PATROCINADOS

Pesquisa personalizada

Deixe seus comentários